Vasinhos e varizes: entenda a diferença entre eles

Você provavelmente já se percebeu como algumas veias mais evidentes do que o normal marcando a pele. Realmente, os vasinhos e as varizes são situações bem diferentes e que requerem cuidados distintos também.

Vasinhos

Os vasinhos são capilares localizados numa camada superficial da pele e que se dilatam. Bem fininhos, eles aparecem agrupados e são de cores avermelhadas ou arroxeadas. Não doem e podem pipocar em qualquer local do corpo e até no rosto.

Causas

Histórico familiar, traumas no local (batidas, machucados, cirurgias), aumento de hormônios femininos por uso de medicamentos ou gravidez, passar muito tempo em pé (algumas profissões estão mais propensas) e, em casos mais extremos, pode ser uma indicação de uma doença venosa.

Riscos

Caso os vasinhos estejam localizados em grande quantidade perto dos joelhos e tornozelos, é preciso um ultrassom para investigar a possibilidade de algum problema de circulação, mas é raro. Tirando essa hipótese, eles não apresentam maiores problemas de saúde. Acaba caindo em uma questão estética.

Tratamentos

Os vasinhos que não apresentam riscos à saúde são tratados em consultório com procedimentos estéticos, como laser, apenas por um motivo de aparência, já que esses capilares “doentes” não são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas o médico alerta que se o seu caso for genético, eles irão continuar aparecendo para o resto da vida.

Varizes

Diferentemente dos vasinhos que são formados por capilares, as varizes são veias que se dilatam por não estarem cumprindo bem a sua função de mandar o sangue de volta ao coração. São grossas, de cor azulada ou esverdeada e localizam-se nas pernas e pés. Causam dores e inchaços que podem desencadear problemas mais graves de circulação, como trombose.

Causas

Aqui, o histórico familiar também conta, assim como o aumento de hormônios, gravidez e profissões que exigem muito tempo em pé ou parado. Outros fatores de risco são o sedentarismo e o sobrepeso.

Riscos

Varizes não só causam dores e inchaços: elas também podem ser perigosas. Os sintomas podem evoluir desde cansaço das pernas e edema (inchaço) até a ocorrência de úlceras (feridas) e de tromboses e flebites (inflamação). Portanto, cuidado!