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Alimentação pode auxiliar no surgimento de varizes

Elas nem sempre são aparentes. Fatores genéticos são os principais desencadeadores das varizes, mas hormônios desregulados (não é à toa que mulheres grávidas sofrem com inchaços nas pernas), pouca hidratação, sedentarismo, tabagismo e obesidade também contribuem para a má circulação do organismo.

Fibras

Quando o intestino não trabalha bem, parece que o corpo todo sente. Isso porque o bom funcionamento do sistema digestivo ajuda a manter a circulação sanguínea em dia. A prisão de ventre causa aumento na pressão abdominal, prejudicando a circulação as pernas. Para evitar isso, é importante se alimentar de fibras, como folhas verdes-escuras, grãos e farelos em geral.

Alimentos anti-inflamatórios

Sal em excesso contribui muito para a formação dos edemas (retenção de líquido) e, consequentemente, para o inchaço dos membros. Uma boa opção é substituí-lo por especiarias na hora de temperar a comida. É importante também consumir alimentos que possuem esse benefício, como peixes (atum, salmão, sardinha), linhaça e cebola.

Alimentos antioxidantes

Para auxiliar a fortalecer as veias e os vasos, é fundamental o trabalho dos antioxidantes, pois eles ajudam a proteger as paredes venosas. Para isso, é indicado o uso de frutas vermelhas e ricas em vitamina C.

Potássio

Ele disputa com o sal na concentração sanguínea: quanto mais potássio presente no sangue, menos sal, e vice-versa. Portanto, nada melhor do que apostar na banana, damasco, abacate, melão e na beterraba para dizer adeus à retenção!