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Alimentação pode auxiliar no surgimento de varizes

Elas nem sempre são aparentes. Fatores genéticos são os principais desencadeadores das varizes, mas hormônios desregulados (não é à toa que mulheres grávidas sofrem com inchaços nas pernas), pouca hidratação, sedentarismo, tabagismo e obesidade também contribuem para a má circulação do organismo.

Fibras

Quando o intestino não trabalha bem, parece que o corpo todo sente. Isso porque o bom funcionamento do sistema digestivo ajuda a manter a circulação sanguínea em dia. A prisão de ventre causa aumento na pressão abdominal, prejudicando a circulação as pernas. Para evitar isso, é importante se alimentar de fibras, como folhas verdes-escuras, grãos e farelos em geral.

Alimentos anti-inflamatórios

Sal em excesso contribui muito para a formação dos edemas (retenção de líquido) e, consequentemente, para o inchaço dos membros. Uma boa opção é substituí-lo por especiarias na hora de temperar a comida. É importante também consumir alimentos que possuem esse benefício, como peixes (atum, salmão, sardinha), linhaça e cebola.

Alimentos antioxidantes

Para auxiliar a fortalecer as veias e os vasos, é fundamental o trabalho dos antioxidantes, pois eles ajudam a proteger as paredes venosas. Para isso, é indicado o uso de frutas vermelhas e ricas em vitamina C.

Potássio

Ele disputa com o sal na concentração sanguínea: quanto mais potássio presente no sangue, menos sal, e vice-versa. Portanto, nada melhor do que apostar na banana, damasco, abacate, melão e na beterraba para dizer adeus à retenção!

Mitos e verdades sobre Varizes

Hoje vamos falar sobre os mitos e verdade sobre as varizes. A boa notícia é que existem saídas para tratar os tubos dos membros inferiores antes que causem mais dor de cabeça e também possível evitar!

Será que usar salto alto realmente contribui para o aparecimento de varizes? E ficar de pé? Vamos conferir agora os principais mitos e verdades sobre as temidas varizes:

  1. Salto alto – MITO

Não há nenhuma relação: algumas mulheres se sentem bem quando usam, outras relatam o contrário.

  1. Pílula – VERDADE

Ela mexe com os hormônios femininos, que influencia na integridade das veias.

  1. Ficar em pé – VERDADE

Quem está sempre de um lado para outro tem maior risco. É possível usar meia elástica para ajudar na prevenção.

  1. Calça apertada – MITO

O uso é mais questão de gosto, pois não atrapalha nem ajuda no funcionamento dos ductos sanguíneos.

  1. Musculação – MEIA VERDADE

Na medida certa, é uma aliada. Em excesso, como no halterofilismo, vira inimiga.