Cuidado com as varizes previne doenças mais graves

As varizes causam danos estéticos, entretanto também podem causar problemas circulatórios e por isso devem ser avaliadas por médicos angiologistas. Em algumas ocasiões, as principais complicações das varizes surgem em função da falta de atenção à doença. Além da estética, é necessário prestar atenção aos sintomas mais comuns, como dor, inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas, ao sentir esses sintomas o paciente deve procurar imediatamente a ajuda de um médico para orientar o tratamento.

As varizes podem evoluir para insuficiência venosa crônica, úlceras venenosas, dermatite ocre e tromboflebite superficial.

Vejamos como isso pode afetar:

Insuficiência venosa crônica – no geral, mulheres de mais idade podem sofrer com o problema, que também traz relação com o número de gestações, a obesidade e o histórico familiar. Dor, coceira, formigamento, queimação, fadiga, cãibras musculares, inchaço, sensação de peso são os principais sintomas.

Úlceras venosas – Consequência do agravamento da insuficiência venosa crônica, as úlceras venosas são feridas abertas que exigem cuidado especializado, causam dor e são muito difíceis de curar.

Dermatite ocre – O sangue acumulado nas veias extravasa e mancha a pele das pernas com uma coloração acastanhada, semelhante à ferrugem.

Tromboflebite superficial – A famosa trombose é um termo que se refere à condição na qual há o desenvolvimento, nas veias das pernas e coxas, de um ‘trombo’, um coágulo sanguíneo, que entope a passagem do sangue.