Varizes – O que são?

Olá, pessoal! Tudo bem?
Hoje daremos início ao nosso blog, onde colocaremos notícias e informativos sobre varizes e tratamento, mais especificamente nossa expertise, a Escleroterapia Ecoguiada.

Afinal, o que são Varizes?

Varizes são veias distendidas que surgem como inchaços tortuosos que, às vezes, se prolongam como protuberâncias em forma de nó na superfície da pele. O inchaço pode surgir em qualquer veia, mas é mais comum as varizes afetarem as pernas e pés – isso porque ficar em pé parado ou assentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.
Para muitas pessoas, as varizes e vasinhos (uma variação mais leve de varizes) são uma preocupação puramente estética. Para outras pessoas, varizes podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias.

A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes. Ainda há outros motivos que podem desenvolver varizes, como:
Hormônios: Remédios que mexem com o sistema hormonal chegam a alterar a integridade dos tubos sanguíneos.
Obesidade: Os quilos extras sobrecarregam e pressionam os vasos responsáveis por transportar o sangue pelas pernas.
Gestações: O crescimento do bebê no útero aperta as veias da pelve, o que repercute direto nos membros inferiores.
Sedentarismo: Estimula o ganho de peso e deixa a panturrilha mirrada. Assim, o músculo não consegue realizar seu trabalho.
Sexo: Mulheres sofrem mais com elas do que os homens. Parece que os hormônios têm um papel por aqui.
Altura: Descoberta como fator de risco nos últimos meses, seu impacto ainda precisa ser mais bem estudado.

Menos comumente, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave que pode, por vezes, precisar de tratamento. Estes problemas graves podem incluir:
• Coágulos de sangue ou bloqueio nas veias
• Veias profundas danificadas
• Vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas)
• Tumores (muito raramente).

Mas como surgem as varizes? Elas se desenvolvem quando as veias se alargam e, portanto, as válvulas venosas não conseguem mais se fechar adequadamente. Os médicos chamam isso de regurgitação valvar. O sangue flui de volta para o coração muito lentamente, se acumula nas veias e, gradualmente, as dilata.
Por isso, elas são facilmente visíveis e palpáveis. Em contraste com as veias de aranha primordialmente inofensivas, as varizes podem causar sintomas importantes. Além disso, elas são frequentemente um sinal de doença venosa mais profunda subjacente, como pernas cansadas, pesadas, inchadas e câimbras noturnas.
Abordaremos os principais sintomas e cuidados em nossa próxima matéria. Não perca!